Como descobrir quem observa o vosso perfil de Facebook?

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Este artigo visa assim de uma vez por todas acabar com um mito que perdura ao longo dos tempos e agora mais recentemente voltou, pelo menos na pessoa de clientes e pessoas que nos seguem nas redes sociais inclusive.

Muitas vezes em ambiente de formação ou principalmente no desenvolvimento dos projectos de Marketing Digital, quando surge o momento ou a nossa sugestão ao cliente para uma gestão profissional das redes sociais, quando abordamos a distinção entre perfis pessoais e páginas no Facebook, entre outras ocasiões surge a questão “Podem as pessoas que visito o perfil de Facebook saber que estou a observar, sendo eu ou não amigo(a)? NÃO é a resposta categórica da nossa parte.

observando Facebook

Outra coisa diferente é o Linkedin. Mas estamos a referir a outra rede social e outra politica que cabe a cada um.

No passado mês de Maio de 2016 surge uma notícia na Web (Ver AQUI) onde o título era “Como descobrir quem visitou o seu perfil no Facebook”. Escusado será dizer que voltaram as questões e o mito voltou.

Claro que existem outras fontes e exemplos de desinformação em volta desta temática, desde o anuncio de Apps e mil e um truques e técnicas para cada um por si só aferir quem anda a observar o seu perfil do Facebook.

Já em 2014 surgiu um aviso viral que promovia uma alegada nova actualização do Facebook que vinha com a capacidade de permitir que os utilizadores de Facebook pudessem saber quem andava a visitar seu perfil na rede social.

Estávamos em meados de Abril de 2014 e nessas publicações que se tornaram virais, embora em nenhum momento era visível a chancela da própria rede social, a mensagem que passava determinava que a partir do dia 21 desse mesmo mês, toda a acção de quem visitou seu perfil poderia ser vista pelo perfil #observado”. Resumindo, a ideia era que a alegada nova função do Facebook mostrava que aquele seu amigo ou amiga (ou um desconhecido) tinha estado a observar o perfil e até registava o que por lá tivesse feito.

busca.pesquisa.facebook

Efectivamente na época e agora nunca percebemos e os nossos especialistas em Marketing Digital e Social Media, principalmente ao nível da gestão profissional de redes sociais, mas que obviamente procuram interagir e acompanhar com tudo o que envolve cada uma das redes sociais seja o Facebook, ou outra mais ou menos empresarial, também nunca deixaram cada oportunidade de esclarecer.

O que é certo é que a informação na altura deixou muita gente preocupada e curiosa e não foi só pessoas que lidavam com nossa equipa de Marketing Digital, foi algo que na época teve impacto ao nível de se tornar um boato internacional, ao ponto de começar a surgirem pedidos de suporte no Facebook e principalmente na Comunidade de Ajuda (ver AQUI) que tiveram cabal resposta.

Verdade ou mentira?

A questão de fundo seja em 2012, 2014 ou agora em 2016 é que não faz parte da politica assumida desde sempre e repetida publicamente por fonte oficial da rede social Facebook.

Sombras.ElesElas

É possível saber quem visitou o meu perfil?

Portanto a uma pergunta ou dúvida destas pela nossa parte enquanto se mantiver a fonte e informação assumida por via oficial e enquanto se mantiver válida, ou seja, por parte do Facebook é categoricamente NÃO.

Qualquer boato neste sentido, mesmo que repetido e até com força “pública” em sites (Que talvez deviam antes de mais aferir e validar informação previamente, mas não interessa discutir critérios) que até julgamos terem o dever de informar e esclarecer, não tem de manifestamente resultar em verdade, pelo contrário.

Mas como estamos perante um dos principais mitos sobre o Facebook em particular e uma das maiores dúvidas é sempre essa com as pessoas que os nossos profissionais de Marketing Digital e Social Media (Gestão profissional de redes sociais) lidam no dia-a-dia e por isso o nosso contributo para que fique claro NÃO É POSSÍVEL que outras pessoas saibam quem visitou o perfil delas.

Aliás podemos encontrar a resposta oficial do Facebook que na qual assentamos a nossa posição e a qual é categórica: Não! (Podem confirmar AQUI.) Inclusive tem um formulário de denuncia para situações de publicidade de aplicações que prometam tal situação.

Marketing Digital para profissionais autônomos

Mais informação sobre Marketing Digital vejam em https://goo.gl/n2FVYM

Para uma boa estratégia de Social Media & Marketing Digital, por forma a conseguir assegurar a presença mais adequada e profissional da sua marca nas redes sociais com um formato mais BARATO e EFICAZ vejam em https://goo.gl/InswJV

Para saber como ganhar nas redes sociais consulte-nos AQUI.

Para fazer o seu produto, marca, empresa ou organização dizerem Olá Mundo Digital veja como AQUI.

Contatos

HEAD OFFICE

Avenida da República, n.º 6, 7.º Esquerdo, 1050-191 LISBOA | Portugal

Tel + 351 211 332 968 | Fax +351 213 195 609

Redes Sociais

follow me on facebookgoogle logo  

follow me on twitter linkedin

Parceiros

APQlogo apemeta