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Já tínhamos partilhado uma medida que inclusive partilhamos nossa modesta opinião muito favorável no passado mês de Fevereiro, como o projecto-piloto designado por Selo da ASAE, agora é conhecido outra iniciativa também prevista no projecto governamental conhecido pelo SIMPLEX-2017. (para ler ou rever artigo que referimos pode clicar aqui).

Sobre o SIMPLEX pode saber mais em detalhe clicando no endereço: https://www.simplex.gov.pt/

Esperamos que em breve, seja anunciado mais um conjunto de medidas que visam a simplificação e a redução de burocracia na área da fiscalização de agentes económicos ainda no âmbito do SIMPLEX-2017.

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Destaca-se entre as medidas previstas a implementação do projecto-piloto conhecido pelo “selo ASAE”, que como já tivemos oportunidade de partilhar além de estimular o cumprimento da legislação e das boas práticas, vai ser um contributo para distinguir o que é bem implementado e o que não passa de um dossier de boas intenções.

Outra iniciativa, é o não menos relevante para a economia, nomeadamente a maior parte da indústria com que a Statusknowledge lida, que é o projeto “Fiscalização de uma só vez” para harmonizar a actuação dos fiscalizadores.

Ainda mais importante quando se tem conhecimento do esforço em descentralizar competências de fiscalização.

Em 2017, foi criado o Grupo de Trabalho interministerial para estabelecer os termos da colaboração entre as diversas entidades e organismos fiscalizadores na promoção de ações de fiscalização conjunta dos agentes económicos e de grandes eventos, pelo Despacho n.º 11141/2017, que deste modo materializou a estratégia da administração em fortalecer, simplificar e digitalizar a Administração, com o propósito de a tornar mais eficiente e facilitadora da vida dos cidadãos e das empresas, através do Programa SIMPLEX+.

Também podemos observar e saudar o esforço em harmonizar a actuação dos vários organismos fiscalizadores, importando definir os termos da colaboração entre as diversas entidades, nomeadamente em termos de troca de informação e planeamento de actuações.

Com esta medida designada por “fiscalização de uma só vez” que visa harmonizar a actuação dos vários organismos fiscalizadores e promover acções de fiscalização conjuntas dos agentes económicos, enquanto outra medida igualmente prevista designada por “eventos fiscalizados de uma só vez” pretende-se que um interlocutor único na Administração Pública interaja com os promotores dos eventos, e deste modo sirva de ponto de contacto e de elo de ligação com as demais entidades fiscalizadoras, evitando que o agente económico tenha de contactar inúmeros organismos aquando da preparação de eventos, de facto ambas medidas podem resultar numa actuação mais proactiva e incisiva.

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Julgamos que estamos perante uma consequência e aproveitamento de uma experiência já conhecida e com resultados práticos, nomeadamente a disponibilização anteriormente realizada para os sectores da restauração e bebidas e alojamento local, mais recentemente para os empreendimentos turísticos, da indústria de pastelaria e panificação, dos talhos e das oficinas.

Os nossos especialistas e profissionais do DCAS – Departamento de Consultadoria e Assessoria a Sistemas, consideram relevante e muito pertinente tal iniciativa, pois as mesmas revelam-se meios e instrumentos para os mercados visados pela fiscalização conhecerem alguma previsibilidade e uniformização.

A uniformização dos critérios inspectivos pode assim potenciar a previsibilidade e tornar os critérios e exigências transparentes para o público-alvo.

Mais informação, contamos em breve estar disponível em https://www.asae.gov.pt/

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A notícia é que podemos também ser parte da solução no fornecimento da sinalização, sinalética de segurança contra incêndios, emergência e outras soluções similares.

Uma das áreas com mais evolução e onde temos verificado crescimento na nossa actividade nos clientes, nomeadamente no DGPC – Departamento de Gestão de Projectos e Consultadoria é no desenvolvimento de projectos de segurança contra incêndios em edifícios (SCIE) e na OGS – Organização e Gestão de Segurança, vulgarmente conhecidas por medidas de autoprotecção, isto para além no desenvolvimento e gestão de projectos de licenciamento, incluindo as mais diversas especialidades de arquitectura e engenharia.

Num dos nossos principais Core business é assegurado pelos especialistas e recursos presentes no DGPC, principalmente em licenciamento urbanístico, comercial, ambiental e na maioria dos casos incluindo licenciamento industrial.

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Aqui foi registado nos últimos anos uma necessidade ou lacuna que verificávamos sempre que depois de aprovados os projectos scie e/ou emitidos pareceres pela ANEPC das Medidas de autoproteção, que apesar de alheios, procurámos na medida do possível suprimir essa lacuna que passava por nos estabelecimentos não se evidenciar a sinalização correcta dos projectos ou das MAP’s, ou havendo sinalética a mesma não obedecia aos regulamentos e demais especificações que deve estar obrigada respeita.

Foi assim concluído neste mês (Março/2019) uma nova parceria entre a Ertecna, Lda e a Statusknowledge, sendo a Ertecna, Empresa de Revestimentos Técnicos, Lda., a fabricante de produtos de sinalização de segurança fotoluminescente conhecidos pelas marcas: Sinalux , Everlux e Masterlux. 

Assim a partir de agora podemos além de desenvolver projectos, encontrar soluções, implementar projectos e as MAP, mediar pelos clientes os projectos de licenciamento com vista a aprovação de projectos scie e emissão de pareceres, podemos acrescentar mais valor ao nosso serviço, com a possibilidade de o cliente obter toda a sinalética dos seus estabelecimentos comerciais, industriais, habitacionais, entre outras, a saber;

Sinalização de segurança fotoluminescente ao nível superior e intermédio.

Sinalização fotoluminescente ao nível do solo Low Location Lighting.

Sinalização refletoluminescente.

Sinalização em alumínio fotoluminescente para túneis.

Plantas de emergência Sinalux.

Acessórios para os sistemas de sinalização.

Acessórios para os sistemas de sinalização.

Sinalização de segurança marítima.

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A decisão da Statusknowledge consubstanciou-se nos pareceres internos, por parte dos especialistas em SCIE e por a empresa parceira ser uma referência, e inclusive a empresa preferida do mercado, com melhor relação preço versus qualidade.

Os produtos, para além da elevada qualidade, são disponibilizados ao mercado por um serviço que assegura uma criteriosa análise e competência técnica.

Como a Sinalização é uma linguagem de pictogramas, formas e cores, verificamos que foi entendido que as cores são para todos, e sendo elas determinantes na sinalização, logo registamos com apreço que a Sinalux se associou ao projeto ColorAdd - Sistema de Identificação de Cor para Daltónicos, iniciativa 100% portuguesa.

De acordo com as mais recentes normas e legislação de sinalização de segurança, nomeadamente a Nota técnica n.º 11 da Autoridade Nacional de Emergência Proteção Civil e a norma internacional ISO 16069: 2004, que são asseguradas pela entidade nossa parceira, são ainda uma organização certificada segundo o sistema de gestão da qualidade ISO 9001, sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança OSHAS 18001 e sistema de gestão ambiental ISO 14001.

Sobre a Qualidade, pode clicar no seguinte link: http://www.sinalux.eu/pt/sobre-nos/qualidade/.

Agora pode consultar-nos para além de assegurar a elaboração e aprovação do Projecto de SCIE – Segurança Contra Incêndios em Edifícios, Medidas de Autoprotecção (OGS) e inerente implementação nos edifícios conforme obrigatório desde 2009, para também fornecer em condições vantajosas a respectiva sinalética de segurança, emergência, informativa, de qualidade, etc.

Contacte-nos pelos contactos habituais ou preencha o formulário online, clicando aqui.

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Desejamos que seja um Feliz Dia Internacional da Mulher para todas as mulheres no mundo, esperando desde já que esta efeméride sirva para globalmente serem celebradas as conquistas sociais, económicas, culturais e políticos de todas as mulheres, um pouco por todo o mundo, embora saibamos que ainda é uma conquista pendente em algumas regiões. Sim, esta equipa foi fundada por homens, mas que são agradecidos pelas "mulheres das nossas vidas", sejam elas avós, mães, mulheres, namoradas, amigas, colegas, parceiras, clientes, todas importantes e decisivas que fazem parte do nosso dia-a-dia, por isso este nosso artigo serve de singela homenagem, agradecimento e reconhecimento das Mulheres que existem em todos os stakeholders desta nossa organização.

No âmbito do papel de responsabilidade social a direcção da empresa decidiu este ano de 2019 associar-se ao movimento IWD, International Women's Day, apesar de todos acreditarmos que todos os dias são das mulheres, um conjunto de tristes notícias obrigam a associar-nos a uma causa de sensibilização e chamada de atenção, quer para o flagelo da violência doméstica que atinge em particular as mulheres, mas também para a necessidade de acelerar a paridade de género, de forma que possamos assim viabilizar a construção de um mundo mais equilibrado em termos de género. 

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Muitos dos Stakeholders da Statusknowledge são personalizados por excelentes mulheres, altamente competentes e profissionais, Ana, Beatriz, Cláudia, Daniela, Elisa, Fátima, Helga, Gabriela, Isilda, Joana, Luana, Margarida, Nelia, Olga, Paula, Qianru, Rita, Sarah, Trisha, SARAH, Zola, entre outras centenas de nomes que acresentam valor, lutam e fazem por acontecer, merecendo o respeito pelo que fazem e merecem presente homenagem.

Na Statusknowledge já contamos com mulheres já algum tempo na nossa equipa de Partners e Colaboradores, e podemos até afirmar que a população feminina tem crescido no seio da nossa equipa ao longo do tempo tem vindo felizmente a paulatinamente a aumentar.

Muito do nosso trabalho de consultadoria e prestação de serviços, ao nível de arquitectura, engenharia, licenciamentos (v.g. Licenciamento Industrial, Ambiental, Comercial, Urbanístico, etc), implementação de sistemas de gestão de qualidade, segurança alimentar entre outros é protagonizado e bem por Mulheres, trabalhos esses conseguidos com sucesso e satisfação dos clientes.

Estamos convictos que o Dia Internacional da Mulher em 2019 oferece a todos uma oportunidade importante e até emocionante para celebrar todas as realizações das mulheres das “nossas” vidas, com esta modesta iniciativa da Statusknowledge acreditamos que podemos contribuir para aumentar a consciencialização, do reforço necessário de um compromisso com a igualdade, diversidade e a inclusão, assim como com o equilíbrio e a paridade de género nas organizações.

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Recentemente tivemos a necessidade de abrir um processo de recrutamento de colaboradores externos que resultou numa decisão previamente delimitada a oportunidade ser facultada a duas pessoas, um homem e uma mulher e estamos satisfeitos com a decisão por exemplo, outra forma é igualdade de oportunidades e remuneração.

Existem outros cuidados, mas acima de tudo garantir respeito e igualdade como ponto de partida e princípio elementar para bom ambiente nas organizações e em linha com um mundo melhor e mais equilibrado.

Vamos assim lançar aqui o desafio a todos os nossos seguidores, amigos, clientes e parceiros de negócio, acreditar que todos podemos fazer mais e melhor para ajudar a construir uma sociedade mais equilibrada em termos de género em todo o mundo.

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#BalanceforBetter #IWD2019 #DiaInternacionalMulher

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Já em 2018, tínhamos registado com apreço, que havia uma intenção em avançar com programa que resultava de um objectivo da ASAE em premiar estabelecimentos com selo de boas práticas, iniciativa a ser iniciada na restauração.

Pareceu desde logo uma excelente iniciativa, que segundo parece vai ser uma realidade em breve no âmbito do programa governamental conhecido por SIMPLEX-2017.

Se quiser saber mais do programa referido, consulte no endereço web https://www.simplex.gov.pt/.

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Mais informações serão disponibilizadas em breve pela ASAE – Autoridade da Segurança Alimentar e Económica, nomeadamente no portal oficial www.asae.gov.pt.

Precisamente no último aniversário da principal autoridade em matéria de fiscalização da actividade económica no passado dia 3/11/2018, quando cumpria o seu 13.º aniversário, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica anuncia na pessoa do inspector-geral Pedro Portugal Gaspar, que a introdução de um selo de boas práticas vai iniciar-se na restauração.

Como na Statusknowledge trabalhamos também de forma muito presente e activa na indústria agro-alimentar, em diversos locais do território nacional (continente e ilhas) que pode conferir clicando aqui a nossa oferta de serviços, nomeadamente auditoria, implementação e manutenção de SGSA – Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, assegurada pelos nossos profissionais e especialistas do DCAS – Departamento de Consultadoria e Assessoria a Sistemas, identificando nesta iniciativa uma boa oportunidade para o mercado e para a instituição em concreto com relevante importância e impacto muito positivo.

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Como sabemos desde Janeiro de 2017 até Setembro último a ASAE cobrou mais de 15,5 milhões de euros, logo ao avançar com esta iniciativa pode marcar uma diferença no actual paradigma, inclusive aquilo que se pode referir como a “separação do joio do trigo”, havendo assim uma possibilidade de ser público quem está em conformidade ou não, e num segundo momento, a quem está envolvido na implementação de SGSA – Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar um cabal reconhecimento com carimbo oficial, aliás esta última consequência prevista é até de uma importância e necessidade critica e decisiva no sector.

Pelo que se sabe desde o ano passado a ASAE vai avançar com um projecto-piloto, inicialmente na restauração, com o objectivo de manifestamente premiar as melhores práticas, atribuindo um selo.

Para além de o estabelecimento ser inspeccionado em termos de estar habilitado para a actividade, se reúne as condições de higiene e segurança alimentar, as condições técnicas e funcionais, pode no final do momento inspectivo ser “premiado” com um reconhecimento público e oficial que até ao momento fica no privado do operador e não tem como comprovar perante os demais stakeholders, a começar nos clientes e compradores que frequentam e consomem no seu estabelecimento.

Saudamos a iniciativa e esperamos que se concretize, até breve.

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Nos dias que decorrem, é inevitável a dissociação da evolução tecnológica e os seus efeitos ao nível dos processos das Organizações.

Na indústria em geral o paradigma central nos dias de hoje e determinante no futuro, é a informação e a gestão da mesma, sendo hoje uma oportunidade para olhar com particular atenção para o impacto positivo e necessário na indústria agro-alimentar, nomeadamente como saber gerir, tratar, processar informação de modo a decidir melhor no negócio.

A informação no dia de hoje nas empresas tem um valor crítico, determinante e pode fazer a diferença, pelo que, na indústria a analogia mais ilustrativa da importância que a informação merece, é que vale ouro ou petróleo, e no sector da indústria alimentar, existem benefícios que devem ser valorizados com a introdução da tecnologia e dos sistemas de informação.

Por exemplo, a pergunta mais frequente que nos fazem sobre as vantagens e melhorias que o conceito da indústria 4.0 pode significar, responde-se com outra pergunta, a saber,

A Rastreabilidade?

Sim, num estabelecimento industrial do sector alimentar um SGSA – Sistema de Gestão da Segurança Alimentar tem aspectos com mais implicações que outras, por exemplo assegurar a rastreabilidade é uma meta crítica, além de uma necessidade é um imperativo legal para os empresários ou responsáveis de qualidade e produção alimentar.

O Custeio Industrial?

Sim, ao nível da gestão do negócio, uma das mais frequentes fragilidades, que muitos de nós conhecem é a falta de conhecimento sobre o custo unitário de cada peça.

O Inventário permanente?

Sim, para uma gestão proactiva num negócio, seja ele comércio ou indústria é uma necessidade elementar.

O Controlo da produção e qualidade?

Sim, claramente uma das mais visíveis vantagens e benefícios com a aposta no conceito indústria 4.0 numa indústria agro-alimentar.

Eficaz gestão documental ao nível do HACCP, ISO, BRC, IFS, etc?

Todos os sistemas de gestão, referenciais e demais standarts internacionalmente reconhecidos introduzem uma “carga” de procedimentos, documentos e registos, logo com apoio de tecnologia e sistema de informação torna o dia-a-dia mais fácil.

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A todas estas (5) cinco questões a tecnologia e os sistemas de informação dão resposta 100% eficaz, e permanente que de outro modo são mais difíceis e por vezes complicadas de obter, gerir e aceder.

Cada vez mais, se verifica a adopção de sistemas informáticos que permitem gerir actividades muito especificas de forma isolada, isto é, poderá afirmar-se que cada departamento ou processo que compõe uma Empresa, possui por exemplo, um sistema informático próprio e característico. No entanto, é inevitável a necessidade de adoptar sistemas informáticos de gestão integrada que permitam aceder, em tempo real e útil, a toda informação associada e processada nos diversos processos de uma Organização.

Idealmente este acesso poderá não ser exclusivo localmente, em determinados momentos, é crucial para os gestores conseguirem gerir e conhecer a realidade de uma determinada produção num específico dia em que os próprios possam estar fora das instalações.

O tempo despendido para a gestão documental e a extração da informação registada em formato de papel para posterior análise, constitui uma das mais penosas actividades por quem é responsável de sistemas de gestão.

Ter uma ferramenta informática que permita introduzir, gerir e rastrear informação é fundamental não só porque reduz a vulnerabilidade na perda de informação, por diversas razões de natureza humana, mas essencialmente por possibilitar a tomada de decisão rápida e as suas respectivas acções.

O que no contexto da Qualidade e Segurança Alimentar é de extrema importância nos processos de comunicação e retirada de produtos do mercado com potencial perigo para a saúde dos consumidores. Uma entidade alimentar que comunique e seja proactiva com os seus consumidos será garantidamente valorizada pelos mesmos.

A introdução de novas tecnologias e meios informáticos no mundo do trabalho é algo incontornável, não deve ser encarado como uma ameaça aos postos de trabalho, mas sim como uma nova forma de processar, gerir e controlar informação no dia a dia em paralelo com o aumento da complexidade ao nível dos mercados e das necessidades dos clientes.

Perante este enquadramento e as manifestas vantagens que um estabelecimento industrial do sector alimentar pode beneficiar da implementação do Flow Manufacturing, que é um MES - Manufacturing Execution System, logo estamos perante um sistema de informação que permite a gestão e controlo de todas as fases do processo de produção, integrando equipamentos de chão de fábrica com qualquer sistema ERP, respondendo afirmativamente aos desafios da Rastreabilidade, Custeio Industrial, Inventário Permanente, Controlo da produção e qualidade e suporte ao nível do HACCP, ISO, BRC, IFS, etc. Se são preocupações que quer ver tratadas com introdução de uma perspectiva ao nível da indústria 4.0 então clique aqui.

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