Afinal é HACCP ou SGSA?

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Estamos a trabalhar com diversos operadores e agentes económicos desde Janeiro de 2014, alguns Portugueses, Alemães, República dos Camarões, Moçambique, Tanzânia, Macau, mas principalmente são empresas Portuguesas, tanto em Auditoria, Implementação e manutenção de SGSA - Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, formação e packaging design.

A maioria são indústrias, pequenas, médias e grandes estabelecimentos, mas geralmente lidamos com indústria, embora alguns casos são estabelecimentos de comércio, armazém, restauração, hotelaria, lar de idosos e estabelecimentos de ensino.

Durante 2018, tivemos o cuidado de partilhar um pouco da visão dos nossos profissionais e especialistas em SGSA - Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar sobre a temática, no que se refere ao que entendemos sobre o tema, nomeadamente numa série de artigos com título “A nossa abordagem ao HACCP”, que teve 6 “episódios entre Março e Novembro de 2018.

SkFSS.Mao.Garfo

Pode ver ou rever clicando num dos seis artigos referidos

A nossa abordagem ao HACCP | Parte I – clique em https://bit.ly/2DavKwK

A nossa abordagem ao HACCP | Parte II - clique em https://bit.ly/2v5YmTi

A nossa abordagem ao HACCP | Parte III - clique em https://bit.ly/2UzIvvr

A nossa abordagem ao HACCP | Parte IV - clique em https://bit.ly/2GfT9xF

A nossa abordagem ao HACCP | Parte V - clique em https://bit.ly/2GaHQa3

A nossa abordagem ao HACCP | Parte VI - clique em https://bit.ly/2UxwHKm

O nosso objectivo foi partilhar uma visão do que a nossa equipa de profissionais, e consultores, formadores e auditores externos que colaboram diariamente com diversos estabelecimentos tem resultado da sua experiência, em alguns casos mais de 20 anos.

Também porque no contacto diário com clientes e até pessoas que nos contactam no escritório, por telefone, e por email confrontando com o que é obrigatório por exemplo e por vezes registamos alguma distorção ou mistura de conceitos.

O que é HACCP?

HACCP é uma sigla de Hazard Analysis and Critical Control Point ou Análise de Perigos e Controlo de Pontos Críticos, em 2006, o Regulamento (CE) nº852/2004 (Eclique se quiser consultar regulamento), do Parlamento Europeu e do Conselho, de 29 de Abril de 2004, relativo à higiene dos géneros alimentícios, e que revoga a Directiva 93/43/CEE, estipula, no seu artigo 5º, que todos os operadores do sector alimentar devem criar, aplicar e manter um processo ou processos permanentes baseados nos 7 princípios do HACCP.

Regulamento é de aplicação vinculativa nos estados membros, e claro que além do artigo quinto o objectivo é ir mais além, nomeadamente estabelecendo regras gerais destinadas aos operadores das empresas do sector alimentar no que se refere à higiene dos géneros alimentícios, tendo em particular consideração de um conjunto de pressupostos e princípios, aplicando-se em todas as fases da produção, transformação e distribuição de alimentos, sem prejuízo de requisitos mais específicos em matéria de higiene dos géneros alimentícios, tudo com um foco, assegurar a segurança alimentar dos produtos manuseados, distribuídos e fabricados.

Então e SGSA?

SGSA é a sigla de Sistema de Gestão da Segurança Alimentar, que em suma, deve resultar de uma abordagem integrada para garantir a segurança alimentar desde o local da produção primária até à colocação no mercado, seja ele interno ou exportação, inclusive. Todos os operadores de empresas do sector alimentar ao longo da cadeia de produção devem garantir que a segurança dos géneros alimentícios não seja comprometida.

Portanto podemos concluir que um não vive sem o outro, um SGSA - Sistema de Gestão da Segurança Alimentar é eficaz se implementado e mantido com base nos princípios do HACCP, assim como sustentado por as mais diversas normas e convenções internacionais (v.g. codex alimentarius).

Duo.Terreno2

Em todo o caso, o objectivo foi sistematizar a nossa abordagem, embora não desviamos de uma preocupação patente em todas as nossas intervenções, independentemente da dimensão do estabelecimento, número de manipuladores ou tipo de actividade, é simplificar procedimentos e processos com foco no resultado final.

Inclusive, inspirados na simplificação em Micro e Pequenas Empresas promovida por metodologia desenvolvido pela Food Standards Agency (FSA), congénere Inglesa da ASAE, que esta reconheceu válida em Portugal (conforme pode conferir no link: https://bit.ly/2Dd6TZr) onde é declarado como aplicável uma metodologia para aplicação dos princípios do HACCP para micro e pequenas empresas, baseada no princípio - Alimento Seguro, Melhor Negócio (“Safer food, better business“ e nesse sentido resultou o nosso formato designado por Sk_Food.Safety.Systems.4Points, também uma metodologia que assenta na simplificação e implementação de um SGSA baseado nos princípios HACCP que assenta em práticas que evitam/eliminam contaminações com perigos biológicos, químicos e físicos, considerando como áreas de controlo Contaminação Cruzada, Higienização, Manutenção da cadeia de frio e Confeção (Cross-contamination, Cleaning, Chilling, Cooking - 4C´s).

Se quiser saber mais sobre a metodologia 4 C’s clique aqui.

Aliás, como também já escrevemos aqui, a Segurança Alimentar não tem que ser uma complicação (pode ver ou rever aqui).

 

Contatos

HEAD OFFICE

Avenida da República, n.º 6, 7.º Esquerdo, 1050-191 LISBOA | Portugal

Tel + 351 211 332 968 | Fax +351 213 195 609

Testemunhos

Jorge C.
Um parceiro estratégico e decisivo no nosso caminho e no nosso projecto
Silvia Rodrigues
Excelente equipa!!!

Parceiros

35,10,0,50,1
25,600,60,1,3000,5000,25,800
90,150,1,50,12,30,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
0,2,1,0,0,40,15,5,2,1,0,20,0,0