As 5 Tendências e as 5 Regras de marketing para os seus negócios

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Para nossos especialistas em TI e Marketing e Comunicação o que se vai passar em 2017 é uma continuação da aposta e das estratégias que se revelaram acertadas em 2016.

Esta reflexão de final de ano, na nossa opinião aplica-se a todos os sectores da economia, logo independente do sector, indústria, actividade, ou dimensão do seu negócio, o ponto de partida é ter como ideia base que os seus clientes estão online.

A internet ainda é uma realidade recente, afinal acaba de perfazer um quarto de século de existência, mas é daquelas realidades que chegaram ao mundo para mudar o paradigma da comunicação, principalmente o Marketing das Empresas, desde as PME até às grandes empresas – sobre o aniversário da internet veja mais AQUI.

Aquilo que julgamos manter-se como tendência e à partida importantes recomendações a todos os nossos seguidores e clientes ponderarem em termos de Marketing para 2017, é assegurarem os seguintes passos e aspectos que consideramos tendências e aspectos importantes considerarem;

1. Continuar a fazer o que está bem

Errar rápido e barato, para começar e continuar a fazer bem o que está correcto e mandam as boas práticas, e desde logo uma premissa que deve estar sempre presente na gestão comercial e vendas das empresas e também em termos de Marketing, ou seja, tudo o que não se mede não se gere. até aqui a primeira lição está dada.

2. Assegurar presença na internet

Depois, admitindo que que um velho ditado Português que diz “olhos que não vê, coração que não sente…” faz todo o sentido na relação entre as pessoas, nos negócios e nas relações entre empresas acaba por não ser diferente, logo quanto à presença da sua organização estar ou não na internet, seja privada ou pública, a conclusão é obvia, se existe tem de estar na internet. No sector privado com a deslocação massiva dos consumidores para a internet nos últimos anos, menos se compreende que ainda hoje existam empresas ou negócios fora da internet. Em suma, não se pode ignorar que a maioria dos clientes estão ou vão à internet, logo só existe quem estiver presente, quem não estiver não existe. Logo a pergunta é: já está online?

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3. Depois de presente, estar com qualidade e de forma profissional.

Portanto aqui chegados já sabemos que é essencial ter um Website, contudo que seja ima presença profissional. Ou seja, se o objectivo apenas for estar presente, no mínimo respeitar as melhores e boas práticas de Marketing Digital. Acreditamos que fazer bem custa o mesmo que fazer algo “remediado” ou simplesmente fazer por fazer, apenas uma diferença que acreditamos ser significativa que é os resultados. Apostar na internet e em Marketing Digital focado em resultados ou com esse objectivo implica respeitar alguns pressupostos e regras fundamentais. É imprescindível que hoje qualquer negócio, empresa ou organização tenha um website com imagem e conteúdos de qualidade e numa plataforma responsiva, ou seja preparada para qualquer utilizador abrir a página em qualquer dispositivo, seja PC, Telemóvel ou Tablet. Por vezes o barato sai caro, mas a realidade é que também não é preciso grande esforço financeiro, mas sim não descurar os detalhes que podem fazer a diferença. Portanto nem precisa de comprar uma qualquer promoção de “supermercado” nem fazer um empréstimo financeiro para ter uma presença profissional.

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4. Estar bem posicionado.

Depois de estar online, com um website profissional e cuidado, segue-se a sistematização e optimização do site com os motores de busca, é o que tecnicamente se designa por cuidar do SEO - Search Engine Optimization, em suma, estamos a referir a um processo de optimização do conteúdo online, para que os motores de busca (v.g. Google) apostem nos mesmos de forma a obter mais e melhores resultados para as buscas de uma certa palavra-chave presente no vosso website e assim potenciar o posicionamento de seu website.

Existem várias técnicas e estratégias possíveis e quanto mais articuladas estiverem com seu core business melhor e mais rápido se obtém resultados, note-se que é um trabalho contínuo e que exige boas métricas e profissionais com conhecimento e experiência, a recomendação neste caso é não acreditar em milagres e também não esperar que chova.

Umas das apostas mais frequente é o motor de busca mais procurado por todos os utilizadores de internet, nomeadamente o “Doutor” Google, portanto não aparecer de todo quando as pessoas fazem pesquisas relacionadas ao seu produto, com o seu negócio ou quando procura a sua marca e ele não aparece, significa que estamos a procurar a “morte”, talvez um morto-vivo. Depois de investir no sítio, cuide do seu posicionamento na web.

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5. Cuide do seu dia-a-dia e do seu negócio enquanto profissionais cuidam do Marketing

Sim é verdade, estamos a vender o nosso peixe, é um facto, mas também estamos a tocar num erro recorrente, pois mentes brilhantes também erram e até empresários, proprietários e gestores altamente competentes. Nomeadamente perderem o seu precioso tempo a estudar o fenómeno da internet, Marketing Digital, etc. Revê-se nesse tipo de persona? Nada de mais, até porque aprender não ocupa lugar a mais e até parece-nos bem que se conheça o máximo de como funciona a internet para o seu negócio, caso contrário, pessoas com três meses de experiência vão parecer-lhe experts, e, acredite que isto vai custar-lhe caro, muito caro mesmo. Também não se deve intimidar pelo milhares de acrónimos e abreviações: BR, GA, API, PPC, SEO, SEM, SMM, BID, CPA, CPC, CPM, CTR, GDN, KPIs… O Marketing Digital é vasto e cheio de termos técnicos que só per si podem o fazer gastar tempo e dinheiro, logo procure uma solução focada em resultados e aprenda com os melhores. Coloque-nos à experiência e depois aprecie a consequência. Aposte em Marketing Digital AQUI.

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