A Qualidade e a Segurança Alimentar no futuro

Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

A Qualidade e a Segurança Alimentar no futuro

Quando somos consultados por potenciais cliente e principalmente quando conversamos com os cliente, sejam funcionários das empresas onde somos parte da solução, sejam quadros superiores ou os empresários, muitas vezes a conversa abordar as prespectivas e as comparações do que hoje é o paradigma, o que foi antes e principalmente o futuro da Qualidade e da Segurança Alimentar em Portugal e no mundo.

O futuro da Qualidade e a Segurança Alimentar vai ter certamente continuidade, esta é uma certeza que não é novidade, estamos perante uma realidade que veio há muito para ficar.

Em todo o caso, as prespectivas sobre a Qualidade e a Segurança Alimentar evoluiram com o tempo, e no futuro haverá como é expectável novas prespectivas e visões sobre o paradigma e os desafios inerentes ao que se pretende em termos de qualidade e segurança alimentar nas empresas e actividades económicas.

Primeiro do ponto de vista do consumidor, o conceito de qualidade e segurança alimentar evoluiu ao longo do tempo. Tradicionalmente, isso significa atender às suas expectativas de sabor, frescura dos produtos, estarem isentos e livre de qualquer microorganismo patogénico que podem ser prejudiciais à sua saúde e causar transtorno para a saúde a curto ou a prazo. Contudo este conceito tornou-se mais abrangente graças a uma melhor compreensão dos ingredientes alimentares, mais informação, mais conhecimento, que aumentou a procura do consumidor, nomeadamente a procura com mais exigência com conhecimento, e assim verificou-se um aumento da conscientização sobre os efeitos nocivos à saúde causados pela alimentação, nomeadamente pelo risco e presença em alimentos, de poluentes químicos, como dioxinas ou resíduos de pesticidas por exemplo, entre outros.

Acreditamos que a indústria agro-alimentar acompanhou na generalidade esta evolução, pelo menos, pelo que conseguimos observar, implementando e introduzindo controlos mais rigorosos sobre as matérias-primas e produtos através de análises físico-químicas, sensoriais e microbiológicas, estabelecendo normas de boas práticas de higiene e segurança alimentar e melhorando as técnicas de produção e embalagem, independentemente de ser obrigatório e fiscalizado pela administração pública (v.g. ASAE, DGAV).

Ao mesmo tempo, assistimos a uma harmonização da legislação europeia, nomeadamente sobre o uso de aditivos, limites máximos de certos contaminantes e introdução de novos alimentos, regras e regulamentos.

Também verificou-se um processo de evolução assente numa relação entre os conhecimentos científicos de diferentes áreas, com foco em química de alimentos, análise instrumental, microbiologia e toxicologia, com a adopção de mais e melhores boas práticas, e hoje muitas industrias tem nos seus quadros profissionais muito mais habilitados, além dos empresários serem pessoas mais informadas.

Aqui chegados as novas prespectivas ou o futuro da Qualidade e da Segurança Alimentar é a continuação deste processo, com mais sistemas de informação, certamente a necessária desmaterilização e digitalização de processos e procedimentos, de modo a que a Qualidade e a Segurança Alimentar sejam vistos como uma solução, uma ferramenta e não como um obstáculo ou um problema. Aqui parece estar uma janela de oportunidade e o próximo patamar onde a Statusknowledge vai certamente estar.

Mas também, será conveniente assegurar que os consumidores continuem a ser informados, e até formados, estes precisam de tomar conhecimento sobre a importância da qualidade e segurança alimentar e as vantagéns e benefícios que podem ser impactantes na defesa e na promoção da sua própria saúde e dos seus.

Contatos

HEAD OFFICE

Avenida da República, n.º 6, 7.º Esquerdo, 1050-191 LISBOA | Portugal

Tel + 351 211 332 968 | Fax +351 213 195 609

Testemunhos

Silvia Rodrigues
Excelente equipa!!!
Duarte Galvão
Excelente equipa de trabalho!! É de empresas como esta que a economia portuguesa precisa para crescer!! Desejo uma continuação do excelente … read more

Parceiros

35,10,0,50,1
25,600,60,1,3000,5000,25,800
90,150,1,50,12,30,50,1,70,12,1,50,1,1,1,5000
0,2,1,0,0,40,15,5,2,1,0,20,0,0